O Presidentes da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e de Moçambique, Filipe Nyusi , encontram-se em Londres, Reino Unido, onde participam na cerimónia de coroação do Rei Carlos III, que acontece neste sábado, 06, na Abadia de Westminster.
Os dois chefes de Estado integram um grupo de várias entidades convidadas, de diferentes proveniências, que participam no acto. Fora da Europa, destaca-se também a presença de outro presidente lusófono, o brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, e do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada.
Apesar de já ter sido proclamado oficialmente a 10 de Setembro de 2022, dois dias depois da morte da mãe, Isabel II, aos 96 anos e após 70 anos de reinado, Carlos III, de 74 anos, está a ser coroado apenas hoje.
A rainha consorte, Camila, também está a ser coroada, em cerimónia que reserva uma procissão numa carruagem puxada a cavalos até Palácio de Buckingham, onde a família real fará uma aparição na varanda que concluirá as celebrações públicas.
Os festejos vão prolongar-se durante mais dois dias, incluindo festas de rua por todo o país e um concerto musical no Castelo de Windsor no domingo e um feriado nacional na Segunda-feira, durante o qual o Rei instou os britânicos a fazer voluntariado.