O multimilionário e entusiasta da indústria tecnológica, Jeff Bezos, está preste a inaugurar um investimento que vai revolucionar a condição física das pessoas como nunca visto. O dono da Amazon está interessado em aplicar vários milhares de milhões na capitalização de uma start-up,cujo objecto social é rejuvenescer as pessoas.
Denominada Alto Labs, a empresa está registada nos Estados Unidos da América (EUA) e no Reino Unido e tem no rejuvenescimento de humanos, através da reprogramação biológica das células, o seu campo de actuação, de acordo com um artigo publicado na MIT Technology Review.
Acabado de regressar do espaço, na primeira viagem turística, Bezos não é o único interessado no negócio. Aliás, o criador da Alto, o bilionário russo Yuri Milner, fundador da empresa Mail.ru e investidor do Facebook, também quer reforçar posição no negócio.
Milner, também um entusiasta da ciência avançada, em meados de 2013, já tinha lançado um prémio para dar 33 milhões de dólares a 11 ‘cientistas revelações’, nas áreas de física, biologia e matemática, num rateio em que cada ‘levava para casa’ 3 milhões de dólares.
A estrutura é ainda integrada pela mulher de Milner. Segundo fontes do sector dos IT, o próprio Milner e sua esposa, apresentada por Julia, investiram na Alto, por meio de uma fundação chamada Milky Way Research Foundation, que deve conceder bolsas de 1 milhão de dólares por ano, durante três anos a vários pesquisadores do campo da longevidade.
Na prática, a star-tup deverá dedicar-se à reprogramação biológica das células para, assim, revitalizar corpos inteiros.
Para materializar a iniciativa, Bezos, Milner e esposa, estão a recrutar as melhores mentes do sector das TICS, como, por exemplo, a vencedora do prêmio Nobel de química, Jennifer Doudna, que já integra o conselho consultivo que analisará as propostas de pesquisas da empresa.
Citadas pela revista MIT, as fontes do sector acreditam que parte do objectivo da criação da start-up seja fazer com que Bezos e Milner, ambos quase a completarem 60 anos de idade, retardem os seus próprios envelhecimento. Essa hipótese foi levantada após os investigadores do MIT terem consultado Bezos e Milner mas sem sucesso.
“Como ambos não responderam aos pedidos de entrevista do site, não devemos vê-los admitindo isso por um tempo ainda”, consideram os profissionais da publicação cientifica daquele instituto de tecnologia norte-americano.
A Alto Labs não está sozinha na caça pela longevidade da vida e da juventude. Atrás desse desiderato já estão a Life Biosciences, a Turn Biotechnologies, a AgeX Therapeutics e a britânica Shift Bioscience, sem contar a Calico, fundada em 2013 por Larry Page, cocriador da Google.