O International Investment Bank (iib) venceu o prémio emitente do ano 2023, emitente Blu-X, operador de bolsa – mercado secundário (corporate e municipais), gold broker operator, bem como o prémio inovação no mercado de capitais.
O anúncio foi feito, recentemente, durante 2.ª edição do “bolsa awards”, evento de premiação promovido pela Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), destinada aos principais intervenientes para o desenvolvimento do mercado de capitais do país, no âmbito das actividades comemorativas do seu 26º aniversário.
O iib Cabo Verde venceu igualmente o prémio inovação no mercado de capitais, na categoria inovação e parceria, pela emissão e pela primeira vez no mercado, de títulos azuis (blue bonds) em Cabo Verde – iib Marine and Ocean-based Blue Bond Série D – 4% 2023 | 2028.
“Igualmente, estes títulos azuis foram os primeiros títulos do nosso mercado a serem listados no Securities Official List da Luxembourg Stock Exchange (LuxSE), em decorrência do Acordo de Cooperação celebrado entre a Bolsa de Valores de Cabo Verde e a LuxSE para dupla listagem de títulos em ambos os mercados”, segundo uma nota da Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Ainda na categoria operador de bolsa, a Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) e Banco Comercial do Atlântico (BCA) venceram o prémio operador do ano.
Recorde-se que a Bolsa de Valores de Cabo Verde realizou de 2021 até à data um total de sete emissões de títulos sustentáveis, no valor de 4,5 mil milhões de escudos (40,6 milhões de euros), conforme revelou presidente do conselho de administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro.