Inscritos mais de 17,2 milhões de moçambicanos para votar nas eleições gerais de Outubro

O número de moçambicanos inscritos para as próximas eleições gerais aumentou de cerca de 13 milhões em 2019 para pouco mais de 17,2 milhões este ano. Os dados foram apresentados esta Segunda-feira, 10, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Trata-se de um aumento de cerca de 4 milhões de eleitores, num contexto em que se…
ebenhack/AP
O número de eleitores inscritos para este ano superou a meta de cerca de 16,5 milhões definida pela pela Comissão Nacional de Eleições para o último recenseamento.
Economia

O número de moçambicanos inscritos para as próximas eleições gerais aumentou de cerca de 13 milhões em 2019 para pouco mais de 17,2 milhões este ano. Os dados foram apresentados esta Segunda-feira, 10, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Trata-se de um aumento de cerca de 4 milhões de eleitores, num contexto em que se estima que a população total seja de cerca de 33 milhões.

Nampula, com cerca de 3,2 milhões de inscritos, e Zambézia, com cerca de 3,8 milhões, continuam a ser as províncias com maior número de eleitores no país.

Pelo contrário, a cidade de Maputo – que tem estatuto de província e é capital do país – e a província do Niassa, a norte do país, com pouco mais de 670 mil e 870 mil eleitores, respectivamente, são os menores círculos eleitorais.

Do número global de eleitores, cerca de 8,7 milhões foram inscritos no ano de 2023 nos distritos com autarquias locais e os restantes, no presente ano, nos distritos sem autarquias locais, bem como no estrangeiro.

O número de eleitores inscritos para este ano superou a meta de cerca de 16,5 milhões definida pela pela Comissão Nacional de Eleições para o último recenseamento . Cerca de 17,2 milhões de eleitores registados correspondem a perto de 104% do previsto.

*Rodrigo Oliveira

Mais Artigos