Inflação em Moçambique cai para 4,5% – Consultora

A inflação em Moçambique deverá descer este ano para os 4,5%, em média, mas subirá novamente para 7% em 2025, devido à pressão colocada pelos megaprojectos do gás, considera a consultora Oxford Economics. "A construção do projecto de gás natural liquefeito da TotalEnergies a partir do segundo semestre e os esforços de reconstrução das províncias…
ebenhack/AP
Consultora Oxford Economics prevê que a taxa de inflação média vá abrandar de 7%, em 2023, para 4,5% em 2024, aumentando novamente para mais de 7% no próximo ano.
Economia

A inflação em Moçambique deverá descer este ano para os 4,5%, em média, mas subirá novamente para 7% em 2025, devido à pressão colocada pelos megaprojectos do gás, considera a consultora Oxford Economics.

“A construção do projecto de gás natural liquefeito da TotalEnergies a partir do segundo semestre e os esforços de reconstrução das províncias dilaceradas pela guerra no Norte vai requerer grandes quantidades de dinheiro, bens e serviços, o que vai colocar as cadeias de abastecimento sob pressão”, argumentam os analistas do departamento africano da Oxford Economics.

Por isso, acrescentam que “prevê-se que a taxa de inflação média vá abrandar de 7%, em 2023, para 4,5% em 2024, aumentando novamente para mais de 7% no próximo ano”.

No comentário aos preços de Março, enviado aos clientes, a Oxford Economics diz que há mais risco de subida do que descida da inflação “devido à contínua escalada da guerra entre o Hamas e Israel, que pode causar uma forte subida nos preços do petróleo, e ao El Niño, que pode originar chuvas abaixo da média na época da plantação, aumentando os preços dos alimentos no país”.

Moçambique, diz a Lusa, registou uma inflação homóloga de 3% em Março, face ao mesmo mês de 2023, uma nova queda mensal consecutiva.

Mais Artigos