A inflação em Cabo Verde registou uma desaceleração para 1% em Agosto, uma redução de 0,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em comparação com Agosto de 2023, o cabaz de produtos que compõe o Índice de Preços no Consumidor (IPC) tornou-se 1% mais caro.
Ao excluir a energia e os bens alimentares não transformados, a inflação subjacente, que fornece uma visão mais clara da economia ao eliminar elementos com preços voláteis, foi de 0,9%. Desde o início do ano, a inflação acumulada até agosto é de 1,0%, o que representa uma queda de 0,4 pontos percentuais em comparação com o mesmo mês de 2023.
O Banco de Cabo Verde projecta uma inflação média anual de 1,2% para 2024 e de 1% para 2025, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa uma inflação de 2% para este ano e a médio prazo.
O INE está actualmente a estudar a actualização do cabaz utilizado para calcular a inflação. Em agosto, recebeu uma missão de assistência técnica do FMI, liderada por um economista sénior, com o objetivo de analisar a disponibilidade de dados para o cálculo dos ponderadores do IPC e para a seleção de itens para o novo cabaz. A missão também visa implementar a Classificação Internacional de Consumo por Objectivo de 2018.