A Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) anunciou que, em Setembro, lançará o Boletim Oficial Eletrónico (BOE), que disponibilizará gratuitamente todos os impressos publicados entre a independência do país, em 1975, e 2005. O lançamento faz parte das celebrações do 182.º aniversário da INCV, comemorado a 24 de Agosto, data que marca a publicação do primeiro Boletim Oficial cabo-verdiano, em 1842, na ilha da Boa Vista.
Este novo portal digital, que substituirá o atual Kiosk, permitirá aos utilizadores consultar e descarregar gratuitamente os Boletins Oficiais, e estará disponível em formato html, facilitando a leitura online em dispositivos móveis. Entre as melhorias destacam-se um interface mais moderno, maior agilidade na gestão de atos para o Estado e empresas, e a possibilidade de impressão e partilha de conteúdos nas redes sociais. Além disso, a INCV anunciou que o ponto alto das comemorações será em outubro, com o lançamento da Gráfica de Segurança, um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, que permitirá ao país produzir e personalizar documentos oficiais localmente.
De acordo com a Lusa, a INCV, uma das mais antigas empresas do arquipélago, registou uma queda de 37,6% no resultado líquido de 2023 devido às obras de construção da nova gráfica. Contudo, a instituição continua a desempenhar um papel crucial na produção e distribuição do Boletim Oficial e outros documentos importantes em Cabo Verde.