Dados divulgados recentemente do Banco de Cabo Verde apontam que o país comprou de Janeiro a Setembro deste ano, no exterior, mais de 56,9 milhões de euros em combustíveis, mais 16,3% face às compras no mesmo período de 2020.
Segundo ainda os dados do BCV, de Janeiro a Setembro de 2020, período marcado pelos estragos do confinamento geral provocado pela pandemia da covid-19, o arquipélago importou mais de 48,9 milhões de euros em combustíveis.
Em média, Cabo Verde – que não tem capacidade de refinação nacional – passou do equivalente a 179 mil euros diários de combustíveis importados nos primeiros nove meses de 2020, para quase 210 mil euros no mesmo período de 2021.
Em todo o ano de 2020, Cabo Verde comprou ao exterior pouco mais de 61 milhões de euros em combustíveis de vários tipos, contra os 82,3 milhões de euros em 2019.
De 2019 para 2020, com a economia a crescer mais de 5%, a importação de combustíveis por Cabo Verde aumentou mais de 1%.