A Internacional Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, disponibilizou mais de 500 milhões de dólares em financiamento em Angola, nos últimos cinco anos.
A informação foi avançada esta Segunda-feira, 19, em Luanda, pelo vice-presidente da IFC para a África, Sérgio Pimenta, no final de um encontro com o ministro do Planeamento de Angola, Víctor Hugo Guilherme, nas vestes de governador do Banco Mundial, por Angola, que se fez acompanhar do secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.
Aos jornalistas, Sérgio Pimenta ressaltou que a sua instituição “está a ver como é que nós podemos mais, particularmente, sobre as operações ao longo prazo, investimentos de longo prazo são necessários. Também tivemos o prazer de conversar sobre sectores importantes, como segurança alimentar, infra-estrutura, transporte, energia e acesso ao financiamento para as pequenas e médias empresas”.
“Temos aqui uma experiência positiva e queremos fazer mais, queremos apoiar o Governo que está a atrair mais investimento do sector privado aqui em Angola, tanto investimento externo, mas também o desenvolvimento de investimento de empresas angolanas. Achamos que o sector privado tem um papel muito importante a desempenhar para completar o sector público e para fazer contribuições importantes para o desenvolvimento do país”, frisou.
Sérgio Pimenta, que visita Angola de 19 a 20 deste mês de Agosto para destacar o compromisso da IFC em apoiar o desenvolvimento do setor privado e a criação de empregos no país, incluindo nos setores de agronegócio e TI, participa amanhã numa mesa-redonda de alto nível sobre “Parcerias Público-Privadas (PPP) no caminho do desenvolvimento socioeconómico sustentável”.
O evento vai decorrer no Museu da Moeda, em Luanda, contará com a participação dos ministros dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, e das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, assim como dos secretários de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, para a Súde Pública, Carlos Pinto de Sousa e o secretário de Estado para as Águas, António Rodrigues Balsa.
A mesa-redonda tem por objectivo estabelecer um alinhamento de visão sobre as PPP enquanto instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável, e a partilha de experiências nos sectores da energia e águas, transportes, estradas e da saúde.
Durante o evento, a Internacional Finance Corporation, vai apresentar os seus instrumentos disponíveis para apoiar a constituição de projectos de PPP bancáveis e ao lado do representante do Ministério das Finanças de Portugal, vão apresentar estudos de caso com as respectivas lições aprendidas.
Acompanhado por membros seniores da equipe de liderança da IFC para a África, incluindo Roland Yameogo, o novo country manager para Angola, Pimenta será coanfitrião de um workshop para discutir as prioridades de desenvolvimento de Angola e as oportunidades de parceria público-privada.
Actualmente, o portfólio de investimentos comprometidos da IFC em Angola é de 68,5 milhões de dólares, o equivalente a 60,93 bilhões de kwanzas, com foco em manufatura, agronegócio e aumento da disponibilidade de serviços financeiros no país, particularmente para empresas menores. O portfólio de consultoria da IFC é de 5,4 milhões de dólares em quatro projetos.