A Guiné-Bissau está interessada em comprar fragatas e helicópteros à Rússia para a sua marinha, com o objectivo de reforçar o combate a pirataria e a pesca ilegal.
A intenção foi manifestada pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, durante um encontro no Kremlin, em Moscovo, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, segundo a agência noticiosa russa Sputnik, citada pela Lusa.
“Talvez a Rússia nos possa disponibilizar tais navios e depois ver como pagar pela aquisição destas fragatas. Podemos também encomendar helicópteros. Vamos estudar como os dois lados podem acertar as contas”, disse Umaro Sissoco Embaló, que esteve de visita à Rússia.
Segundo a Sputnik, na reunião com o Presidente da Guiné-Bissau, Vladimir Putin apelou à cooperação entre os dois países no combate a pirataria e na exploração dos recursos da pesca.
Sissoco Embaló, que também é presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), defendeu no encontro o diálogo para colocar um fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
“A situação criada pela guerra entre dois povos irmãos minou as conquistas em todo o mundo, inclusive em cereais e fertilizantes”, disse o líder guineense.