O Ministério do Turismo da Guiné-Bissau lançou um guia de investimento para o sector, para que os investidores possam ter acesso a um conhecimento do quadro turístico legal no país.
“Há uma dispersão enorme de leis e achamos por bem juntar todas as obrigações”, afirmou em entrevista à Lusa o ministro do Turismo guineense, Fernando Vaz
O governante explicou que no guia constam todos os passos que o investidor deve dar, relativos à aquisição de propriedade, e também o código de investimento estrangeiro, “que dá benesses aos investidores e que muitos não beneficiam”. Fernando Vaz referiu que o guia traz todos os passos para facilitar o investimento, salientando que vai atenuar a pesada burocracia existente no país.
A cerimónia de apresentação do guia, que foi feito com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), contou com a participação de membros do Governo, corpo diplomático e operadores turísticos.
Em representação do PNUD, Christopher Lilyblad disse que o turismo pode ser um motor para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país e que a agência da ONU está também a criar um quadro integrado nacional de financiamento no âmbito da Economia Azul.
O guia pode ser adquirido gratuitamente no Ministério do Turismo, no Palácio do Governo e nos balcões de turismo, situados no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, assim como no porto cais, em Bissau.