A Guiné-Bissau e o Senegal reforçaram a cooperação no sector da justiça com a assinatura de quatro acordos, incluindo de extradição de pessoas e de transferência de prisioneiros.
“O presente ato assinala o aprofundamento da cooperação e colaboração no domínio da justiça entre a República da Guiné-Bissau e o Senegal”, afirmou o ministro da Justiça guineense, Iaia Djaló.
Os acordos, também no domínio civil e comercial, foram assinados no Ministério da Justiça, em Bissau, no âmbito da visita que o ministro da Justiça do Senegal, Malick Sall, fez à Guiné-Bissau.
Segundo o ministro guineense, os primeiros acordos de cooperação entre os dois países foram assinados em 1975.
“Decorridos 46 anos de vigência dos referidos acordos é fundamental avaliar o estado da cooperação, renovar os compromissos, atendendo aos desafios de segurança interna e de combate ao crime”, afirmou Iaia Djaló.
Os novos acordos, segundo o ministro, “associam-se ao esforço internacional de combate ao crime organizado transnacional”.
O ministro da Justiça do Senegal destacou o “tempo recorde” com que foram realizadas as consultas para a assinatura dos acordos e que foi a “primeira vez” que acordos tão importantes foram trabalhados tão depressa.
Malick Sall destacou também a importância da cooperação entre os dois países.
Fonte: Lusa