Cabo Verde disponibilizará dois navios para o transporte de passageiros e carga à Guiné-Bissau, que devem começar a operar ainda este anos, segundo anunciou o ministro dos transportes guineense, Augusto Gomes.
Entretanto, de acordo com o governate, a disponibilização dos navios da empresa pública cabo-verdiana depende da avaliação que deve ser feita às rampas de atracagem nos portos de Bissau e das ilhas Bijagós, tendo acrescentado que, “caso não seja melhorada as rampas e os cais de atracagem”, Cabo Verde disponibilizará um outro navio que consiga encostar, “sem problemas”.
“A entrega dos navios é para curto prazo, mas, neste momento, estamos a avaliar as infra-estruturas, nomeadamente as rampas e os cais, porque são navios com características para transportar pessoas e as viaturas”, explicou o governante guineense.
Por sua vez, o ministro cabo-verdiano do Mar, Paulo Lima Viegas, diz não está clara a forma de gestão da futura parceria, mas admite a possibilidade de ser criado um consórcio ou apenas assinado um protocolo de entendimento, com cunho empresarial e que tenha apoio político.