Mais de 26 mil milhões de kwanzas é quanto o grupo sul-africano Nampak prevê investir em Angola nos próximos tempos, mas reconhece que a situação financeira da sucursal não é favorável. Segundo o relatório sobre o desempenho do grupo, registaram-se resultados negativos nos seus principais mercados devido à pressão sobre a renda disponível dos consumidores, à proibição do álcool face ao Covid-19, o aumento da concorrência e a perda de um cliente importante, que não mencionou, em Angola e na África do Sul.
Em Angola, dada a desvalorização cambial cada vez mais acentuada e à inflação salarial, o poder de compra diminuiu,logo as expectativaas foram baixo do que o Grupo esperava.
As despesas de capital para operações continuadas em Angola aumentaram 13% para mais de 15 mil milhões de kwanzas devido a conversão da linha de aço para alumínio, bem como, lê-se no documento, uma previsão de investimento médio de mais de 26 mil milhões de kwanzas que será mantido em um mínimo absoluto de curto a médio prazo, sem que para tal seja necessário comprometer a base de activos do Grupo.
Genericamente, a receita do grupo caiu 17%, principalmente, devido às condições económicas mais fracas de Angola, África do Sul e Zimbábue. Os lucros operacionais e comerciais caíram 68% e 39%, respectivamente.
Voltando-se para a Covid-19, Eric Smuts, CEO da Nampak, referiu que “o aumento da incerteza, como resultado da pandemia, aumenta a dificuldade em prever o desempenho do grupo para o resto do ano”. O relatório refere ainda que os padrões de consumo alterados durante o bloqueio resultaram em uma maior procura de latas de alimento, mas reduziu a procura por latas de bebidas e embalagens para bebidas alcoólicas.
“A estratégia da Nampak inclui uma simplificação dos negócios e redução da volatilidade geral dos ganhos por meio da optimização da nossa presença regional, portfólio de negócio e estrutura de capital”.
O Grupo tem priorizado medidas de redução de custos, preservando o caixa, reduzindo as despesas de capital e considerando restruturações rápidas para melhorar a lucratividade, tal como conclui o relatório.