O Grupo IMEX Indústria, empresa angolana fundada em 2003, investiu mais de 2,5 milhões de dólares numa fábrica com linhas de montagem de electrodomésticos da marca Beko, inaugurada nesta Sexta-feira, 20, no município de Icolo e Bengo, em Luanda.
A fábrica, que gerou 80 postos de trabalho, sendo 78 nacionais e dois expatriados, conta com três linhas de montagem de fogões, ar condicionados, frigoríficos, e tem capacidade para montar 200 mil peças por ano.
Segundo o CEO do Grupo IMEX, Ramzi Ei Houchaimi, a abertura da unidade fabril insere-se na estratégia de crescimento da marca Beko, bem como amplia a capacidade de distribuir de forma eficaz e qualitativa a nível nacional.
Ainda este ano, avançou o responsável, já na terceira fase, entrará em funcionamento uma nova linha de montagem de máquina de lavar e televisores, sendo que a perspectiva é inaugurar sete novas lojas e construir uma instalação na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, que terá uma linha de montagem, de matéria-prima e de produto acabo.
Por sua vez, o ministro angolano da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, que procedeu ao corte da fita, considerou que a iniciativa do Grupo IMEX representa a resiliência dos empresários que actuam no mercado angolano. “Para nós, é muito importante garantir que as condições de acesso ao mercado e de fazer negócios sejam sempre as melhores”, disse.
A marca Beko, líderes no mercado europeu de electrodomésticos, iniciou a distribuição de electrodoméstico em Angola, em Março de 2019, tendo investido para o efeito cerca de 1,5 milhões de dólares.
Comercializada em mais de 130 países em todo mundo, onde totaliza 400 milhões de consumidores, a Beko possui actualmente em Angola um total de 13 lojas.