O Grupo ETE inaugurou um novo centro logístico situado em Lazareto, ilha de São Vicente, Cabo Verde, com uma área de cerca de 11 500 m2 e dispõe de condições de frio para condicionamento de produtos, anunciou Jorge Maurício, vice-presidente do Grupo ETE, em comunicado.
Segundo o documento, o centro abriu portas a 18 deste mês, e espera-se que venha a melhorar a circulação de mercadorias, beneficiando assim a economia do arquipélago. A infra-estrutura inclui áreas de temperatura controlada, importantes para aumentar as trocas comerciais, principalmente entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente e para o mercado mais turístico, respetivamente, as ilhas do Sal e da Boavista.
“A nova estrutura irá gerar oportunidades de emprego local e promover sinergias com parceiros locais, contribuindo para o crescimento económico da região e, consequentemente, do país”, referiu Jorge Maurício, citado pela Lusa.
De acordo com a agência portuguesa de notícias, são apontadas frequentemente as dificuldades logísticas pelos produtores locais como um entrave ao escoamento da produção agrícola, nomeadamente para os grandes grupos hoteleiros internacionais presentes no arquipélago, que importam vários dos produtos que disponibilizam aos turistas.
“O novo centro consolida as operações logísticas do Grupo ETE em Cabo Verde e visa apoiar directamente as actividades das empresas locais, tais como a S&C Cabo Verde (engenharia naval), ETE Logística Cabo Verde, Transinsular Cabo Verde e CV Interilhas, concessionária do transporte público marítimo doméstico”, avança a empresa no comunicado.
*Napiri Lufánia