O grupo Banco Mundial (BM) anunciou nesta Quinta-feira, 16, a suspensão da produção e publicação do Relatório Doing Business, por alegadamente terem sido relatadas irregularidade de dados do referido report dos anos 2018 e 2020.
“A administração do Banco Mundial parou o próximo relatório Doing Business e iniciou uma série de revisões e auditorias do relatório e sua metodologia. Além disso, como os relatórios internos levantaram questões éticas, incluindo a conduta de ex-funcionários da direcção, bem como de funcionários actuais e/ou ex-funcionários do banco, a administração relatou as alegações aos mecanismos de responsabilidade interna apropriados do banco”, lê-se na declaração publicada no site da instituição.
No documento, o BM explica que a decisão foi tomada depois de terem sido revisadas todas as informações disponíveis até o momento sobre o Doing Business, incluindo as conclusões de revisões anteriores e auditorias. Entretanto, reafirma que continua firme e comprometido com o avanço do papel do sector privado no desenvolvimento e com o apoio aos governos para projectar o ambiente regulatório que os apoie.
“No futuro, trabalharemos numa nova abordagem para avaliar o ambiente de negócios e investimento. Estamos profundamente gratos aos esforços dos muitos membros da equipe que trabalharam diligentemente para fazer avançar a agenda do ambiente de negócios e esperamos usar as suas energias e habilidades de novas maneiras”, garante.
O Banco Mundial refere que as suas pesquisas têm dado a conhecer as acções dos formuladores de políticas, ajudam os países a tomar decisões mais bem informados e permite que as partes interessadas avaliem as melhorias económicas e sociais com mais precisão. “Essa pesquisa também tem sido uma ferramenta valiosa para o sector privado, sociedade civil, académia, jornalística e outros, ampliando a compreensão das questões globais”, conclui.
19 anos a avaliar o ambiente de negócios no mundo
Lançado em 2002, o projecto Doing Business examina as pequenas e médias empresas nacionais e analisa as regulamentações aplicadas a elas durante o seu ciclo de vida. O estudo serve de ferramenta para se medir o impacto das regulamentações sobre as actividades empresariais ao redor do mundo.
Ao colectar e analisar dados quantitativos abrangentes, compara os ambientes regulatórios das actividades empresariais em várias economias ao longo do tempo. Desta forma, o Doing Busines incentiva os países a competir para alcançar uma regulamentação mais eficiente. Oferece padrões de referência sobre reformas regulatórias e serve ainda como ferramenta para académicos, jornalistas, membros do governo, empresários, pesquisadores e outros interessados no ambiente de negócios de cada país.
Além disso, o projecto Doing Business inclui relatórios subnacionais, que analisam em detalhes a regulamentação das actividades empresariais e as reformas em diferentes cidades e regiões de uma nação. Esses relatórios fornecem dados sobre a facilidade de se fazer negócios, classificam cada localidade e fazem recomendações sobre reformas para melhorar o desempenho em cada uma das áreas analisadas.
Publicado em 2003, o primeiro relatório Doing Business cobriu cinco conjuntos de indicadores em 133 economias. Desde então, o projecto se expandiu.