Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou que o Governo já dispõe de 45,3 milhões de euros para financiar a construção da barragem sobre o rio Muera, na província de Cabo Delgado, no norte do país.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta Terça-feira que o Governo já dispõe de 45,3 milhões de euros para financiar a construção da barragem sobre o rio Muera, na província de Cabo Delgado, no norte do país.
Governo mobilizou, junto dos seus parceiros de desenvolvimento e cooperação, um total de 50 milhões de dólares para a construção da barragem de Muera, no Planalto dos Macondes [distrito de Mueda]”, afirmou Filipe Nyusi na inauguração do sistema de abastecimento de água da Pemba, na província de Cabo Delgado.
Segundo o Presidente, a barragem de Muera visa assegurar o abastecimento de água aos distritos de Muidumbe, Mueda e Nangade, todos de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, um “problema que não se resolve em uma semana, um mês e um ano”.
“Mas já vamos começar, porque este financiamento já existe. Ainda ontem [Domingo], em conversa com o ministro das Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação, fiquei a saber que o banco que financia este empreendimento disse ‘avancem’. Brevemente o concurso tem de ser lançado, há dinheiro e as obras terão de começar para a construção da barragem”, acrescentou o chefe de Estado, citado pela Lusa.