O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, foi agraciado pelo Governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, distinção que recebe no próximo dia 18, avança fonte oficial.
Zacarias da Costa foi agraciado com aquela distinção por decreto de nomeação ainda do anterior Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse à Lusa fonte da Representação Permanente do Brasil junto à CPLP, em Lisboa, liderada pelo embaixador Juliano Féres Nascimento.
De acordo com a mesma fonte, o responsável da CPLP só recebe a distinção na próxima semana por causa das recentes mudanças de diplomatas na representação permanente do Brasil junto da CPLP.
A Ordem do Rio Branco, instituída em 1963, destina-se a galardoar pessoas, físicas ou jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais se tenham tornado merecedoras da mesma e abrange pessoas da carreira diplomática no activo e já aposentadas, segundo informação publicada no website do Governo do Brasil.