A Comissão Nacional Interministerial responsável pela implementação do Programa de Privatizações (CNI-PROPRIV) emitiu um comunicado em que anuncia ter incluído mais cinco empresas à lista dos activos do Estado a privatizar, elevando para 200 o número de empresas.
Tratam-se das empresas Damer Gráficas – Sociedade Industrial de Artes Gráficas, considerada a maior gráfica do país, da CIF Cement Company, CIF SGS Automóveis, CIF Lowendo Brewery Company e a CIF Logística, que passama a fazer parte agora dos activos a alienar até 2022.
Numa reunião realizada esta semana, a comissão do PROPRIV analisou também vários assuntos ligados aos processo dos activos do sector das telecomunicações, bem como da alienação de outros afectos a Sociedade Nacional de Combustíves (Sonangol), tendo concluído que estão a ser feitos progressos rápidos na preparação do processo para a passagem a privados da Net One, TV Cabo e da Multitel.
No encontro, foi igualmente analisada e aprovada a estratégia para a privatização dos activos do grupo Zahara, entidade gestora da rede de supermercados Kero, ao longo de 2021, mediante a cessão do direito de exploração e gestão para uma entidade privada, por via de um concurso público.
Até ao momento, o PROPRIV terá alienado já 39 activos, que valeram ao Estado cerca de 380 mil milhões de kwanzas, sendo que outras entidades seguirão o mesmo caminho até ao próximo ano.
Integram a Comissão Nacional Interministerial para as privatizações os Ministérios das Finanças, da Economia e Planeamento, da Indústria e Comércio, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, dos Transportes, o Banco Nacional de Angola, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), a Sonangol E.P., entre outras instituições.