O ministro da Economia e Planeamento angolano, Mário Caetano João, disse nesta Quarta-feira, 09, que Angola quer contar com a experiência do Japão na produção de cereais, com destaque para o arroz.
A informação foi prestada no final de uma audiência concedida ao ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, onde se discutiu temas ligados a potenciação e fomento das start-ups para a geração de empregos nas zonas urbanas e o reforço da produção nacional para a garantir a segurança alimentar em Angola.
Mário Caetano João, fez saber que Angola quer também receber apoio do Japão nas medidas e políticas usadas para que os produtores de arroz no país possam ter a primazia no abastecimento ao mercado interno.
De acordo com uma nota publicada no site do Ministério da Economia e Planeamento, os dois governantes falaram igualmente sobre o contributo do Japão para o crescimento económico de Angola por via de produtos tecnológicos e veículos motorizados, e discutiram a possibilidade de cooperar na componente da educação, formação e capacitação do capital humano, utilizando as tecnologias de informação.
“Angola é um país de grande importância para o Japão, e nós hoje vamos assinar um acordo de protecção mútua de investimentos”, destacou o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, no encontro que resultou do convite feito pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, aquando da sua visita oficial ao Japão, em Maio do ano em curso.
Segundo o governante japonês, a assinatura do acordo vai fortalecer as relações entre os dois países.
Nishimura Yasutoshi precisou ainda que a sua visita a Angola está a ser acompanhada pelas 26 empresas japonesas, inclusive grandes e start-ups. “Nós gostaríamos de apoiar estas empresas para os possíveis projectos em concretização no futuro”, acrescentou.