A 2ª edição do Gordon’s Pink Day, um evento que já é uma tradição, homenageou dez mulheres inspiradoras, exemplos de coragem, perseverança e profissionalismo, que se vêm destacando em áreas como as da saúde, liderança, educação, jornalismo, biologia, ciência, responsabilidade e acção social, finanças, com papeis de relevância para as suas comunidades, país e para o mundo.
As personalidades distinguidas com o Troféu Pink pelas suas experiências de vida extraordinárias e de cooperação, que com as suas acções influência os outros, foram Antónia Nelumba – presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Cristiane Miguel – média, Erica Tavares – bióloga, Gabriela Cohen – socióloga, Joana Lina – governadora da província de Luanda, Karina Barbosa – empresária, Lurinela Mendes – empreendedora, Neuza Pinto – empreendedora, Sílvia Lutucuta – Ministra da Saúde e Yonaza Almeida, influencer.
Rui Garcia, Country Manager da Diageo em Angola, refere que a segunda edição do Gordon’s Pink Day reforça o compromisso, responsabilidade e missão social da empresa na promoção da Mulher.
“Hoje reconhecemos não só iniciativas que promovem a empregabilidade e qualidade de vida, como aquelas fomentam a inclusão de minorias que necessitam que lhes seja dada voz e visibilidade”, diz garantindo que “vamos continuar a trabalhar diariamente em projectos que promovam o reconhecimento e empoderamento feminino”.
O evento Gordon’s Pink Day enquadra-se nas comemorações do “Março Mulher” e está alinhado com as metas da DIAGEO, líder mundial de bebidas alcoólicas, para a agenda de objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis 2030. “Acreditamos que este tipo de iniciativa gera contágio positivo, inspiram mais e mais mulheres a progredirem com as suas ideias e sonhos”, frisa.
A FORBES soube que a Diageo está também a promover um projecto de formação e capacitação de mulheres, denominado All Ladies DBA, ou seja, Todas as Mulheres Diageo Bar Academy, na profissão de Bar Woman, que em Angola é representada por um número feminino reduzido.
O projecto é 100% gratuito e visa essencialmente desmistificar o tema da profissão, capacitar e mostrar todas as possibilidades ao dispor das mulheres. Nesta iniciativa, a Diageo tem como meta formar, até 2030, mais de 1,5 milhões de mulheres.