O músico cabo-verdiano, Gil Semedo, sobe ao placo do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 17 de Março para o concerto que marca os 30 anos de carreira.
Neste concerto, o artista que se estreou aos 15 anos nos Países Baixos, apresenta o espetáculo que batizou de ’Caboswing’, um conceito de música pop dançante de Cabo Verde. No alinhamento do concerto estão previstos temas que popularizaram o músico como “Maria Júlia”, “Suzi”, “Sweet Honey” até ao mais recente “Gostu Sabi”.
Questionado sobre como olha para este percurso, Gil Semedo confessa à FORBES ÁFRICA LUSÒFONA que “a vida tem altos e baixos, mas têm sido, principalmente, momentos altos. Sinto que é uma bênção de Deus estes anos de sucesso”. E remata ainda que: “Quando penso nestes 30 anos de carreira sinto-me muito contente”.
Nesta comemoração, Gil Semedo não estará sozinho em palco. O artista convidou vários nomes do panorama musical lusófono – alguns dos quais já gravou músicas – para participar no espetáculo. Entre os convidados estão Djodje, Dino d’Santiago, Dina Medina, Calema, Nelson Freitas, Soraia Ramos, Mito Kaskas, Vado e Pato.
Gil Semedo, apelidado do “Rei do Pop de Cabo Verde”, nasceu na ilha cabo-verdiana de Santiago. Aos seis anos emigrou para os Países Baixos, onde surgiu, pela primeira vez, na televisão ao participar no programa de talentos Sound Mix Show. Chegou até às finais com a imitação do seu ídolo, Michael Jackson.
Depois desta participação construiu uma carreira como cantor, compositor e entertainer. O primeiro álbum de Gil Semedo foi editado em 1991, e desde então, a carreira tem sido marcada com vários sucessos que culminaram na atribuição de discos de platina e ouro.