A Dubai Ports World (DP World) deu início a um conjunto de acções que visam transformar o Terminal Multiusos do Porto de Luanda numa infra-estrutura moderna, profissional, eficiente, rentável e que esteja ao nível dos inúmeros desafios do mercado.
Segundo apurou a FORBES, já foram adquiridos 30 novos veículos de última geração para movimentação de carga. O terminal vai receber seis empilhadores de longo alcance, quatro movimentadores de contentores vazios, quatro empilhadores normais, um novo guindaste de pórtico com pneus de borracha (RTGs), o primeiro do género a ser utilizado em Luanda, e serão construídas novas instalações no interior do terminal para os seus trabalhadores.
O plano que poderá custar à empresa 190 milhões de dólares, abrange também outras iniciativas como a formação profissional, criação de novas instalações para os seus funcionários, aposta em ferramentas tecnológicas inovadora e tem ainda como objectivo apoiar o país a diversificar e a aumentar o seu crescimento económico e social, fazendo do Porto de Luanda um dos mais relevantes da costa africana.
“Progredimos muito nos primeiros quatro meses da nossa operação e em diversas áreas de trabalho. Estamos a fazê-lo para transformar o Terminal Multiuso num terminal de classe mundial, para fornecer aos nossos clientes um serviço eficiente e contínuo, para aumentar o comércio de e com Angola e para posicionar Luanda como um hub marítimo-comercial chave na costa ocidental da África Austral.”, disse Francisco Pinzón, CEO da DP World Luanda.
A empresa dá nota que, desde Março, foram realizadas 32 sessões de formação profissional, nas quais participaram 300 dos mais de 730 funcionários do Terminal Multiusos do Porto de Luanda. A infra-estrutura foi entregue à gestão da DP World, em Março do ano em curso, por um período de 20 anos.