O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) de Angola garantiu 213 projectos do sector da agricultura ao longo dos anos de existência, o que representa um investimento total de 69 mil milhões de kwanzas.
Os dados foram avançados esta Quarta-feira, 20, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração do FGC, Luzayadio Simba, durante a Conferência Agricultura 3.0, certame promovido pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Intervindo no painel “Futuro – Investimento, Financiamento & Gestão de Riscos”, o PCA disse que este número ainda é bastante reduzido.
“Se olharmos para a nossa carteira, os apoios foram direccionados maioritariamente para a indústria transformadora, e hoje o fundo quer mudar essa estatística, dando maior primazia ao sector agrícola”, enfatizou.
Luzayadio Simba reforçou que têm vindo a priorizar a agricultura familiar, por proporcionar 80% dos alimentos que a população consome hoje.
“Portanto, é uma agricultura para o consumo doméstico e não exportação”, referiu o presidente do conselho de administração do Fundo de Garantia de Crédito.