A Friburge Energies, empresa angolana prestadora de serviços no sector petrolífero, gás e minas, destacou-se pela sua actividade de gestão de resíduos, que desde 2020 representa 75% dos seus proveitos. Em resposta à crescente demanda, a empresa já investiu 10 milhões de dólares na otimização dos seus serviços. Este investimento foi fundamental para a aquisição de tecnologias de ponta, criação de instalações adequadas, formação de quadros e obtenção das licenças necessárias para operar.
Segundo a nota que à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a gestão de resíduos é uma actividade que exige investimentos contínuos e intensivos, a Friburge Energies mobiliza recursos constantemente para se manter na vanguarda do sector. A administração da empresa demonstra um forte compromisso em garantir que tanto os equipamentos quanto os colaboradores e licenças estejam sempre atualizados, assegurando a qualidade dos serviços prestados.
“Este serviço especializado é oferecido a todas as operadoras petrolíferas em Angola, incluindo a estatal Sonangol, e a Friburge já expandiu a sua atuação para mercados na África do Sul, Namíbia e Moçambique. A gestão de resíduos é assegurada por uma equipe de centenas de colaboradores diretos e indiretos, um crescimento significativo desde os 24 técnicos que compunham a equipa inicial”, lê-se na nota.
Pedro Mahinga, Administrador Executivo da Friburge citado na nota, sublinha que a empresa se tornou um parceiro de referência em Angola, especialmente para as operadoras petrolíferas e a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG). No mercado internacional, a Friburge é reconhecida por empresas namibianas que esperam um serviço de excelência, baseando-se na expertise e qualidade do capital humano da empresa.
“Celebrando dez anos de atividade ininterrupta, a Friburge Energies consolidou-se como uma empresa pan-africana com 100% de capital nacional. Atualmente, a empresa conta com quase 200 colaboradores, sendo 98% nacionais e apenas 2% expatriados. Com um forte foco em tecnologia de ponta e numa equipe altamente capacitada, a Friburge visa otimizar as operações dos seus clientes em termos de gestão eficiente de custos, cumprimento de prazos, diminuição da poluição e defesa do meio ambiente”.
Além de estar devidamente certificada e auditada a nível nacional e internacional, a Friburge possui todas as certificações exigidas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e pelo Ministério do Ambiente em Angola, bem como o Selo Verde atribuído pelo INAPEM e o “Feito em Angola”. Internacionalmente, a empresa é detentora de certificações ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança), assegurando não apenas a qualidade dos seus serviços, mas também a conformidade nas áreas de inspeção de produtos petrolíferos, operações de contenção de derramamentos de petróleo e tratamento de resíduos offshore e onshore.