As fraudes feitas com o recurso ao uso de cartões multicaixa em Angola registaram um aumento de 99,9% de Janeiro a Novembro deste ano, se comparado aos 12 meses do ano passado, informou a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Os dados dão conta que as burlas usando o cartão multicaixa saíram de 2294 em 2021 para 4587 até ao mês de Novembro deste ano, o dobro do registado, com destaque para as clonagens de cartões, troca de cartões, e ´phishing´.
O Administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, adiantou que foram ainda registados casos de burlas no multicaixa express, que, entretanto, sofreram uma redução em relação aos números do ano passado, de 594 para 170, uma diminuição de 424 casos.
Esta redução, de acordo com o também engenheiro que falava há dias, em Luanda, durante a apresentação do projecto “Cidadão Digital”, deve-se aos vários investimentos feitos em 2022 nesta ferramenta pela EMIS, com destaque para a certificação do número de telemóvel de registo e o envio do código de validação durante as operações.
Referindo-se a iniciativa que visa educar financeira e digitalmente os cidadãos, Joaquim Caniço disse que “estamos a crer que com o projecto (cidadão Digital) o número de fraude poderá reduzir, na medida em que vai aumentar a atenção por parte dos utilizadores, uma vez que, por mais esforços que façamos, os utilizadores ainda são o elo mais fraco na cadeia”.