Uma exposição colectiva, intitulada “Afectos Com o Meio Ambiente”, será apresentada neste sábado, 26, às 18h00, na Galeria Flor de Café, na cidade de Maputo, pelos fotógrafos moçambicanos Adiodato Gomes e Anésio Manhiça. A amostra tem como propósito contribuir para a mudança de mentalidades em defesa da diversidade cultural.
A exposição, que estará patente até ao dia 26 de Dezembro, explora a relação afectuosa do homem com o ambiente em três dimensões, os cuidados com as flores e o seu valor em momentos de celebração em eventos, a reciclagem do plástico como forma de reduzir o índice de poluição e o uso de recursos marinhos em processos de purificação do corpo humano.
Falando à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Anésio Manhiça, que apresentou recentemente os seus trabalhos no salão internacional Art Shopping, em Paris, França, disse que a fusão das obras surgiu de um convite feito pelo artista Carnot N’Zualo, proprietário do Café.
“O interesse em realizar este trabalho se deu principalmente pela vivência cotidiana diante dos problemas ambientais que tem vindo a se constatar em Moçambique”, explicou.
Quanto às políticas ambientais implementadas pelo Governo moçambicano, os fotógrafos ressaltaram que têm visto vários discursos por parte das autoridades e activistas, visando a redução da poluição plástica, mas que, muitas vezes, na prática, “pouco acontece, porque não há seguimento da implementação das políticas a vários níveis”.
De acordo com os artistas, a amostra é uma ponte para os seus visitantes reflectirem sobre as relações diárias que mantém com o meio ambiente e as influências na sustentabilidade ambiental.