Angola vai acolher nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, em formato híbrido, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, o Fórum Luanda Oil & Gas and Renewable Energy – Conferência e Exposição, em que se espera venham a participar cerca de 1.200 convidados.
O evento vai reunir mais de 50 oradores, acima de 80 expositores, cerca de 30 investidores, uma audiência virtual e presencial, congregando especialistas de Angola, Reino Unido, EUA, Brasil, Moçambique, Timor Leste e de outras regiões do mundo que são referências do sector de petróleo e gás.
Em entrevista exclusiva à FORBES, Patrício Quingongo, CEO da PETROANGOLA, empresa promotora da actividade, diz tratar-se do primeiro e maior evento que será realizado em três dias no país, com a participação de cerca de 40 empresas nacionais e estrangeiras, investidores e estudantes para a troca de experiência.
“Entre os variados objectivos da realização do certame, deixa-me destacar o que visa promover o know-how colectivo e contribuir para o desenvolvimento da indústria de Petróleo, Gás e Energia Renovável, reunindo todos os intervenientes de ambos os sectores e demais interessados, para auxiliar a criação de estratégias para o avanço da indústria angolana, com trocas de ideias, opiniões, oportunidades de negócios e o estabelecimento de parcerias técnicas ou tecnológicas, nacionais e internacionais”, frisa.
O evento conta com a participação de varias figuras nacionais e internacionais, com destaque para os presidentes da Agência Nacional de Petróleo de Timor Leste, do Instituto Nacional de Petroleo de Moçambique, da BP Angola, da ENI Angola, bem como do superintendente da Agência Nacional de Petróleo do Brasil.
Temas como “as licitações de petróleo que estão a ser feitas em Angola”, “possibilidades de investimentos de projectos ligados a exploração e produção de petróleo”, “distribuição e fornecimento de combustível em Angola e a transição energética”, serão abordados durante os três dias do certame.
Patrício Quingongo adiantou que no último dia da conferência, 29, esta reservado uma abordagem sobre o Conteúdo Local e a Participação dos Angolanos e as Empresas Angolanas na Indústria de Petróleo e Gás, assim como da Angolanização do Sector e como se pode melhorar a formação de angolanos residentes no país.
Melhores players do sector serão premiados em Luanda
A FORBES soube que o evento tem ainda reservado para o último dia a realização de um jantar de gala, designado “Angola Oil and Gas Award”, em mais uma iniciativa pioneira da PETROANGOLA no mercado angolano, em que serão premiados os melhores players da Instruía de Petróleo e Gás.
“Este ano vamos premiar oito categorias, que inclui a Melhor Companhia Operadora entre o ano 2020/2021; Melhor Companhia Exploradora; Melhor Empresa Prestadora de Serviço; Melhor empresa de Conteúdo Local; Executivo do Ano na Indústria de Petróleo e Gás durante o ano de 2020/2021 e o Life Time Regiment, este último destinado aos angolanos que, ao longo da sua vida profissional, se dedicaram à indústria petrolífera com êxito e tiveram um percurso reconhecido”, revela Quingongo.