O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou para Dezembro a realização do Fórum de Investimentos da África 2021, iniciativa da qual se espera a atracção vários milhares de milhões de dólares em novas aplicações de activos no continente, de acordo com a instituição bancária em nota no seu website.
Também designado por ‘Market Days 2021’ do Fórum de Investimentos Africanos, e considerada uma das maiores iniciativas emblemáticas do BAD, a iniciativa está pronta, segundo os organizadores do certame, “para atrair mil milhões de dólares em investimentos para projectos de desenvolvimento estratégico em todo o continente”.
Esta é a terceira edição do “Africa Investment Forum Market Days” e acontecerá em Abidjan, Costa do Marfim, em formato híbrido, de 1 a 3 de Dezembro.
São esperados, ao longo dos três dias de evento, sessões plenárias com discussão sobre ‘como mobilizar as finanças institucionais’, o ‘papel de inovações disruptivas, como fintech e criptomoedas’, e o ‘valor das mulheres como campeãs de investimentos’.
“O fórum anual passou a ser uma plataforma inestimável durante a qual o BAD atrai com sucesso investimentos críticos para as necessidades de infraestrutura, agricultura e saúde do continente, entre outros, especialmente à medida que a África busca se recuperar dos impactos da pandemia Covid-19”, lê-se na nota da instituição.
Para a entidade bancária africana, o crescente sucesso do Fórum de Investimentos da África “dá credibilidade à exortação aos investidores”. Para o chairman do BAD, Akinwumi A. Adesina, a África deve ser respeitada hoje como a fronteira de investimento do mundo.
Nesta nova edição, a organização projecta por uma maior uma adesão vez que o Market Days não ocorreu em 2020 devido à pandemia. A edição de 2021 terá como pano de fundo a persistente pandemia, bem como as conversações climáticas recentemente concluídas na COP26 em Glasgow.
Ambos assuntos aguçaram os debates sobre a necessidade urgente de se explorar os desafios da África como oportunidades de investimento.
Segundo a agenda do evento, o Market Days 2021 contará com as sessões exclusivas do fórum, onde desenvolvedores de projectos e investidores, incluindo fundos de pensões, fundos soberanos e empresas de private equity, poderão rever projectos, incluindo os dos sectores de saúde, energia e clima, agronegócio e TIC e telecomunicações.
De acordo com o site do Banco Africano, a equipa do Fórum de Investimento África do BAD antecipou vários prováveis negócios na directoria, em mesas redondas para investidores, realizadas virtualmente em Setembro, Outubro e Novembro. Market Days 2021 mostrará esses investimentos.