Os membros da equipe do Fórum de Investimento em África apresentaram há dias, durante uma mesa-redonda de investidores virtuais, dois projectos no valor conjunto de cerca de 140 milhões de dólares, que servirão para impulsionar os cuidados de saúde na África Oriental e Ocidental.
Segundo apurou a FORBES, o primeiro investimento, avaliado em 96 milhões de dólares, tem a ver com o desenvolvimento de um hospital especializado, com capacidade para 250 camas, e que oferecerá “serviços de saúde de classe mundial”, num dos países da África Ocidental, não identificado. Já o segundo, envolve a construção de uma fábrica de produção de vacinas pré-qualificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no valor de 45 milhões de dólares, na África Oriental, capaz de produzir três vacinas de rotina, incluindo para Covid-19.
A mesa-redonda, faz parte de uma série de eventos organizados pelo Africa Investment Forum, por meio da plataforma Atlantic Council para despertar o interesse nos próximos Market Days do Fórum, em que a intensão é revelar uma série de oportunidades de investimento. O evento teve entre os participantes representantes dos sectores farmacêutico e de saúde.
Após as apresentações, um grupo de investidores forneceu a sua visão sobre como investir no sector da saúde em África. Entre os oradores dos painéis estavam Rhulani Nhlaniki, líder do Cluster da África Subsaariana da Pfizer; Jean-Philippe Syed, director da empresa de private equity Development Partners International; Afsane Jetha, sócio-gerente e CEO da empresa de private equity Alta Sempre Capital; Stavros Nicolaou, executivo Sénior de comércio estratégico da Aspen Pharmacare.
Segundo o website Africa Development Bank Group, o Africa Investment Forum tem como objectivo canalizar investimentos para a África. Prevê-se que durante o Market Days 2021, a decorrer de 1 a 3 de Dezembro, sejam apresentadas oportunidades de investimento transformadoras em todo o continente africano, muitas delas com potencial para impulsionar a recuperação do continente Áfricano da pandemia da Covid-19.
O Africa Investment Forum foi lançado, em 2018, por oito parceiros fundadores, nomeadamente The African Development Bank; Africa 50; Corporação Financeira da África; Banco Africano de Exportação e Importação; Banco de Desenvolvimento da África Austral; Banco de Comércio e Desenvolvimento; Banco Europeu de Investimento e o Banco Islâmico de Desenvolvimento.