Os Market Days do Fórum Africano de Investimento 2022, que este ano acabam de concluir a principal plataforma de investimento do continente, registou interesse de investimento de 31 mil milhões de dólares, de investidores africanos e mundiais.
De acordo com um comunicado publicado no website do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, combinado com 32,8 mil milhões de dólares dos Market Days do Fórum Africano de Investimento de 2021, que se realizaram em formato virtual em Março, o evento mobilizou um total de 63,8 mil milhões de dólares de interesse de investimento este ano.
Para os parceiros, os resultados deste ano excederam as expectativas, dado que o mundo está actualmente a enfrentar vários desafios económicos sem precedentes.
O presidente do BAD, Akinwumi Adesina, citado no documento, elogiou os resultados do fórum e o empenho dos parceiros. “Apesar dos desafios, não temos medo e não desesperamos nem perdemos a esperança. Estamos entusiasmados e empenhados num objectivo colectivo para acelerar a conclusão de negócios para transformar África e o seu panorama de investimento”, frisou.
O gestor considerou o sector privado como “acelerador” do crescimento de África, alertando para a necessidade de se mitigar os riscos reais e percecionados, bem como de convencer os privados a investirem no continente africano.
O evento de três dias, realizado na capital comercial da Costa do Marfim, Abidjan, atraiu a participação de vários chefes de Estado e de Governo africanos, bem como mostrou a determinação conjunta dos parceiros fundadores do Fórum Africano de Investimento em ajudar a libertar o potencial de investimento da África em sectores críticos, como as infra-estruturas, agricultura, energia, educação, indústrias criativas, desporto e negócios que apoiam as mulheres empresárias.
Desde a sua criação em 2018, a plataforma do Fórum Africano de Investimento mobilizou mais de 100 mil milhões de dólares em interesses de investimento.