Permitir que África tenha acesso a tecnologias para produzir os seus próprios produtos farmacêuticos é a ambição do Banco Africano de Desenvolvimento (http://www.AfDB.org). A Fundação Africana de Tecnologia Farmacêutica (APTF) (https://apo-opa.info/434vQA7), criada em junho de 2022 pelo Banco Africano de Desenvolvimento por iniciativa dos Estados membros da União Africana, visa facilitar a modernização do setor farmacêutico em África e estimular a transferência de tecnologia em África.
A iniciativa é importante por várias razões. Em primeiro lugar, ajudará a colmatar lacunas tecnológicas estruturais de longa data no setor farmacêutico africano. Em segundo lugar, facilitará a transferência de tecnologia dos países desenvolvidos para África. Além disso, ajudará a reforçar a capacidade das empresas farmacêuticas africanas para produzirem medicamentos de elevada qualidade. Contribuirá para reduzir o custo dos medicamentos em África, ajudará igualmente a melhorar o acesso dos africanos a medicamentos a preços acessíveis e, por último, propiciará uma redução na balança de pagamentos africana.
A pandemia de Covid-19 pôs em evidência a fragilidade dos sistemas de saúde mundiais e as lacunas na produção de medicamentos essenciais no continente. Mas muito antes desta pandemia, já se tinha demonstrado que África importa mais de 70% dos medicamentos de que necessita, com um custo anual estimado em 14 mil milhões de dólares. Deste ponto de vista, alterar a situação para permitir que os países africanos desenvolvam as suas capacidades de produção é uma resposta a considerações de saúde pública, estratégicas e económicas.
"África precisa de um sistema de defesa sanitária baseado em três áreas principais: revitalizar a indústria farmacêutica africana, reforçar a capacidade africana de fabrico de vacinas e construir infraestruturas de cuidados de saúde de qualidade", afirmou o Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, aquando da criação da instituição.
À margem dos Encontros Anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, agendados para 22 a 26 de maio de 2023 em Sharm el-Sheikh, no Egito, a Fundação Africana de Tecnologia Farmacêutica está a organizar um evento de alto nível para discutir o seu trabalho e a sua importância como organismo estratégico no âmbito da arquitetura institucional emergente de África para a produção e inovação farmacêuticas.
Espera-se que o Professor Padmashree Gehl Sampath, Conselheiro Sénior do Presidente do Banco Mundial para os produtos farmacêuticos e a saúde, apresente a iniciativa numa sessão que reunirá peritos e responsáveis pela saúde do continente, do Egito e do mundo.
As principais questões que os participantes poderão abordar incluem aspetos relacionados com a melhoria das infraestruturas de saúde em África, a aquisição de tecnologia, que continua a dividir o setor farmacêutico, questões regulamentares e de conformidade e o acesso a financiamento adequado e sustentável para a investigação e o desenvolvimento.
Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB).