A Omnea Inc – provedora de serviços de tecnologia, em parceria com a Organização Não Governamental Hands of Africa – estão a financiar um projecto que visa reciclar o plástico e utilizar a matéria orgânica para gerar energia, de forma barata, sustentável e limpa. Denominado FlashBox, o projecto será implementado em aterros sanitário de África, com elevado índice de poluição e degradação, e está orçado em cerca de 25 milhões de dólares.
A implementação do plano arranca na Somália, mas com perspectivas de se estender em outros países do continente, onde o modelo será replicado em mais de 100 aterros sanitários, num investimento estimado em mais de 2 mil milhões de dólares.
A tecnologia a utilizar é brasileira e consiste num reator de piro-gaseificação, com um núcleo aquecido à uma temperatura que ultrapassa os 1000 graus Célsius (temperatura de lava vulcânica) e que transforma o conteúdo de carbono do resíduo nele inserido em um gás.
O referido gás é prontamente transferido para uma matriz de energia e transformado em gás combustível, o syngas, isto é, todo resíduo que tiver carbono volátil, pode ser convertido em energia através deste processo, imitando o que faz a natureza, que transforma matéria orgânica em óleo e gás ao longo do tempo, por meio de temperatura e pressão, sendo este reator 100% integrado no Brasil.
“Vamos pegar o lixo plástico e transformar em resina plástica, que pode ser transformada em produto de plástico ecológico. Tudo que sobrar vai ser triturado para substituir 100% dos geradores a diesel que fornecem energia para a cidade”, conta Tchernobilsky, um dos empresários brasileiros, promotor e parceiro do projecto.
A Forbes apurou que o estudo técnico será patrocinado pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional, USAID na sigla em inglês, enquanto a outra parte do financiamento, em fase final de capitação, contará com fundos de investimento, alguns de caráter humanitário, do GEEL – Growth, Enterprise, Employment and Livelihood e da brasileira Zeg Ambiental, uma das principais parceiras do projecto.