A Fitch Ratings – uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito – considerou as políticas de classificação de crédito do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) como sendo estáveis, tendo atribuído a classificação “AAA” concedida às instituições cujas actividades são tidas pelas instituições de rating como sendo “muito seguras”.
De acordo com um documento consultado pela FORBES, o resultado da classificação “AAA” atribuído pela Fitch Rating foi impulsionado pelo “suporte extraordinário” dos accionistas do BAD.
O documento explica que a Fitch considera as políticas de gestão de risco do Banco conservadoras e as avalia como excelentes. “A agência de classificação global avalia a exposição geral do banco aos riscos como baixa, equilibrando o risco de crédito como moderado e com políticas de gestão de risco excelente, concentração baixa e riscos de mercado e ações muito baixos”, refere a nota.
Em resposta ao relatório de classificações da Fitch, o Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, garante que a instituição continuará a aumentar a sua relevância política e fiscal em apoio aos países-membros regionais, enquanto estes enfrentam as repercussões globais e regionais da pandemia. “Ao mesmo tempo em que ajudamos as economias africanas a reposicionarem-se em um ambiente de Covid-19, também manteremos os nossos índices prudenciais e amortecedores adequados”, afirma.
Para Bajabulile Tshabalala, vice-presidente de Finanças e Director Financeiro do BAD, a afirmação do rating AAA do banco pela Fitch, reconhece o forte apoio dos accionistas do qual a instituição se beneficia, bem como a forma como os gestores do mesmo têm gerido os riscos, “sobretudo neste momento desafiador enfrentado por todas as organizações”.