A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique apreendeu dois contentores de tabaco usado no cachimbo de água, por sonegação de impostos, anunciou fonte oficial.
“Esta mercadoria devia ter sido declarada para efeitos de captação de receitas em impostos e demais imposições aduaneiras e não foi feita a declaração devidamente. Houve sonegação”, disse à imprensa em Maputo, Fernando Tinga, porta-voz da AT.
As cerca de 3,5 mil caixas de tabaco, provenientes da África do Sul, foram apreendidas na última semana no porto de Maputo, avançou o responsável, referindo que o Estado moçambicano teria perdido cerca de 403,3 mil dólares (26 milhões de meticais) se a mercadoria não tivesse sido apreendida.
“Declarou-se cerca de 6,2 mil dólares (400 mil meticais), enquanto, na verdade, devia ter sido declarado cerca de 418,8 mil dólares [27 milhões de meticais]”, disse o porta-voz da AT, citado pela Lusa.
No primeiro trimestre deste ano, a AT realizou mais de 500 apreensões de diversos produtos em todo o país, em operações, com um valor aduaneiro estimado em 1,8 milões de dólares (120 milhões de meticais).