O Presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, referiu há dias, no Japão, que o investimento privado da China no país “é muito pequeno”, quando comparado ao financiamento que presta ao Governo.
Em entrevista ao jornal japonês Asahi Shimbun, aquando da sua recente visita de Estado ao “país do sol nascente”, João Lourenço explicou que o que a China fez durante os últimos anos, em Angola, foi sobretudo atribuir linhas de financiamento para construção e manutenção de infra-estruturas públicas. “Portanto, são dinheiros que constituem a dívida que Angola tem para com a China”, acrescentou.
O chefe de Estado garantiu que Angola vai procurar manter as boas relações de amizade e de cooperação, mas sobretudo honrar o compromisso de pagar a dívida à China, “assim como fez com os outros países que também concederam financiamento ao país”.
“Independentemente de o financiamento ser ou não favorável, uma vez assumido, quem tomou o empréstimo tem o dever de reembolsar nas condições em que foram negociadas”, realçou o líder angolano.