O filme português “Cesária Évora”, sobre a diva dos pés descalços, de Ana Sofia Fonseca, está nomeado para os prémios da Associação Internacional do Documentário (IDA, na sigla em inglês), cujos vencedores serão anunciados em Dezembro nos Estados Unidos da América.
De acordo com informação disponível no site oficial da IDA, o filme “Cesária Évora” está nomeado na categoria de Melhor Documentário de Música, na qual competem também três produções norte-americanas, concretamente “Louis Armstrong’s Black & Blues”, de Sacha Jenkins; “Moonage Daydream”, de Brett Morgen, e “You’re watching vídeo music box”, de Nasir ‘Nas’ Jones; bem como uma coprodução entre o Reino Unido e a Irlanda (“Nothing Compares”, de Kathryn Ferguson).
Os vencedores da 38.ª edição dos prémios da IDA são anunciados no dia 10 Dezembro, numa cerimónia em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Cesária Évora, que conta a história da cantora cabo-verdiana, teve estreia em Março no festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos, e recebeu, em Maio, o prémio do público do IndieLisboa para longa-metragem.
O filme, produzido pela Carrossel Produções, em associação com a Até ao Fim do Mundo, estreou-se nos cinemas portugueses em 27 de Outubro. Realizado em Portugal, França e Cabo Verde, tem distribuição mundial pela Cinephil/WestEnd Films.
O impacto da doença bipolar na vida de Cesária Évora, segundo a Lusa, é um dos aspectos inéditos do filme que mostra como esta mulher negra e pobre deu a volta ao destino.