O filme “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, sobre a “diva dos pés descalços”, vai ser apresentado neste mês de Dezembro em sete sessões gratuitas em três ilhas de Cabo Verde, anunciou, na cidade da Praia, o governo cabo-verdiano.
O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, diz ter-se chegado a um acordo com a produtora do filme Cesária Évora. “O documentário vai ser exibido em Cabo Verde, exactamente para que também as pessoas possam conhecer melhor o outro lado da nossa diva”, sublinhou Abraão Vicente.
O filme sobre a cantora (1941-2011), que está nomeado para os prémios da Associação Internacional do Documentário (IDA, sigla em inglês), será apresentado ao ar livre no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo, em São Vicente, com três sessões nos próximos dias 13, 14 e 15 de Dezembro.
O filme será ainda exibido em Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, terra da mãe da cantora, ainda no dia 15, e depois uma sessão no dia 17 e duas no dia 18 de Dezembro na Praia, ilha de Santiago, todas no auditório da Assembleia Nacional.
“Cesária Évora”, que conta a história da cantora cabo-verdiana, de acordo com a Lusa, teve estreia em Março no festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos, e recebeu, em Maio, o prémio do público do IndieLisboa para longa-metragem.