O filme brasileiro “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Sales, está nomeado para os Globos de Ouro em duas categorias, obtendo assim o autor mais um marco significativo em sua trajectória internacional.
De acordo com a lista de nomeados para os 82.º Globos de Ouro, que servem como uma ‘antecâmara’ para os Óscares e incluem também categorias dedicadas à televisão, o filme foi nomeado na categoria “Melhor Filme de Língua Não Inglesa”, enquanto a actriz Fernanda Torres recebeu uma indicação como “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua interpretação de Eunice Paiva, no filme.
Apresentado como “o filme mais emotivo e pessoal” de Walter Salles, “Ainda estou aqui” remete-nos para o período da ditadura militar do Brasil (1964-1985), recuperando a história do político Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto, e da mulher, a activista Eunice Paiva (Fernanda Torres).
Baseado nas memórias do escritor Marcelo Rubens Paiva, o filme decorre em 1971, quando a mãe de Rubens, Eunice Paiva, a morar no Rio de Janeiro com as suas quatro irmãs, é obrigada a reinventar-se após o desaparecimento do marido.
Para a categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa estão também nomeados, além de “Não estou aqui”, “All we imagine as light” (coprodução entre EUA, França e Índia), “A rapariga da agulha” (Polónia, Suécia e Dinamarca), “A semente do figo sagrado” (EUA e Alemanha), “Vermiglio” (Itália) e “Emília Pérez” (França), que é o filme mais nomeado desta edição dos Globos de Ouro.
Fernanda Torres irá competir pelo Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme de Drama com Pamela Anderson (pelo papel que interpreta em “The last showgirl”), Angelina Jolie (“Maria”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Kate Winslet (“Lee”).
*Napiri Lufánia