O Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, vai participar, nesta Segunda-feira, 15, na Coreia do Sul, na cerimónia de lançamento de uma plataforma flutuante de gás natural liquefeito, LNG, acto que dará inicio da deslocação da mesma para a Área 4 da Baia do Rovuma, anunciou a presidência a Presidência da República, em nota.
A plataforma, que se econtra na cidade de Goeje, vai atravessar o oceano Índico para ser ancorada ao largo da costa de Cabo Delgado, presa por 20 cabos, e iniciar produção durante o primeiro semestre de 2022. Vai ser a primeira plataforma de gás em águas profundas e o primeiro projecto do género desenvolvido em África.
De acordo com informações disponíveis, a plataforma é semelhante a um navio gigante, com 432 metros de comprimento, e está pronta nos estaleiros da divisão industrial da Samsung em Geoje, Coreia do Sul, conforme descrição do consórcio explorador e o governo moçambicano.
Ainda em Goeje, o estadista moçambicano participará na cerimónia do baptismo da plataforma, nas instalações da Samsung Heavy Industries, companhia empreiteira.
Nyusi faz-se acompanhar, nesta viajem, entre outros, da primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi, o ministro dos recursos Minerais e Energia Max Tonela, e o vice-ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, Manuel Gonçalves.