Moçambique e os Emirados Árabes Unidos vão assinar um conjunto de memorandos para reforçar a cooperação bilateral, no âmbito de uma visita de trabalho que o chefe de Estado moçambicano realiza a Abu Dhabi, segundo fonte diplomática.
A visita de quatro dias de Filipe Nyusi aos Emirados Árabes Unidos começou neste Domingo, 23, e surge a convite do seu homólogo, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, segundo informou à comunicação social, em Abu Dhabi, Tiago Castigo, embaixador de Moçambique naquele país Árabes.
Durante a visita do Presidente moçambicano, segundo a fonte citada pela Lusa, as partes vão pelo menos assinar um acordo para cooperação económica e técnica, mas há outros dois memorandos de entendimento ainda em elaboração sobre a cooperação no domínio da defesa e sobre o combate ao terrorismo.
“Há também contactos para se estabelecer um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e queremos que este acordo também se alargue para passaportes normais. É preocupação nossa que haja também uma ligação aérea directa entre os dois países e o ministro dos Transportes e Comunicação”, explicou o embaixador de Moçambique nos Emirados Árabes Unidos.