O Festival Músicas do Mundo (FMM), agendado para de 22 a 29 de Julho, em Sines e Porto Covo, no distrito de Setúbal, contará com 41 concertos, “com grande peso” de artistas africanos, anunciou esta semana a organização.
Na sessão de apresentação realizada na passada Terça-feira, 16, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a organização revelou mais pormenores sobre a 23.ª edição do festival que, anualmente, sob o lema “Música com espírito de aventura”, atrai alguns milhares de pessoas à costa alentejana.
Com 15 concertos, África é a origem de mais de um terço dos artistas convidados para a edição deste ano do festival, organizado pela Câmara Municipal de Sines. A Guiné-Bissau terá a maior delegação de sempre ao FMM, com as confirmações de Tabanka Djaz, Eneida Marta e Super Mama Djombo, que se juntam a três grupos lendários de outros países africanos falantes de português, nomeadamente Os Tubarões (Cabo Verde), África Negra (São Tomé e Príncipe) e Ghorwane (Moçambique).
A delegação africana, conforme a Lusa, inclui ainda os franco-marroquinos Bab L’Bluz e a banda tuaregue Tinariwen, o senegalês Lass, os ganeses Alotge Oho&His Sounds of Joy, o grupo congolês Kin’Gongolo Kiniata e a Madalitso Band, que faz a estreia do Malauí no festival.