O Festival Maputo Fast Forward 2024 inicia hoje às 15h, no JFS Corporate Tower, na Baixa de Maputo. Sob o tema provocador “Corpos hiperligados: Propostas para o Pós-Antropoceno”, o evento convida a uma reflexão profunda sobre o futuro das democracias, a crise climática, as tecnologias emergentes e o papel da arte e dos ativismos, tudo sob uma perspetiva pan-africana.
A abertura contará com os curadores João Roxo e Tassiana Tomé, acompanhados pela conferência “Como ouvir o Planeta?”, que trabalharão ao palco com nomes de peso: Achille Mbembe, reconhecido professor e pensador africano, Patrícia McFadden, ecofeminista radical, e Rolando Vásquez, especialista em teorias pós-decoloniais, com moderação da socióloga Isabel Casimiro. A tarde ainda será marcada por uma performance musical e a inauguração de um vibrante bazar de inovações.
Organizado pelo 16Neto, o Maputo Fast Forward é mais do que um festival – é uma plataforma que promove o diálogo entre arte, ciência e sociedade, desafiando os participantes a repensarem o futuro da humanidade e do planeta. Combinando vozes influentes e inovadoras, o evento promete ser um espaço de criação, discussão e transformação, onde o pensamento crítico se alia à acção.