A protecção do mar e a conservação ambiental face aos perigos que ameaçam os oceanos, vão estar em foco na sexta edição da “Cabo Verde Ocean Week”, em Novembro, anunciou esta semana a organização.
“Num mundo de guerras e conflitos, a sustentabilidade, a protecção do mar e as mudanças climáticas continuam e devem continuar a estar na linha da frente das nossas preocupações”, apontou Abraão Vicente, ministro do Mar, ao apresentar a programação do evento a realizar no Mindelo, São Vicente.
Segundo o governante, a Ocean Week traz um conceito “pragmático”, com um espaço de diálogo “profundo e profícuo”. “Esta não é apenas uma actividade de marketing do Ministério do Mar e é por isso que esta edição foi desenhada pensando em quem de facto, no dia-a-dia, gere o mar”, acrescentou.
A sexta edição vai decorrer de 12 a 17 de Novembro sob o lema “Mudando Marés”, que parte da reflexão lançada pelas Nações Unidas, apelando a uma mudança de mentalidades em prol dos mares e oceanos, alertando para as consequências da poluição.
Um tema que é lançado para propor “uma mudança de maré, para reverter o curso da previsão catastrófica” de os peixes poderem desaparecer dos oceanos até 2050, referiu Abraão Vicente.
Segundo a Lusa, o evento prevê a realização de um ciclo de conferências com a participação de especialistas de Cabo Verde, Portugal, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Seychelles e a Organização Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).