A Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) anunciou esta Terça-feira, 22, a desistência das selecções nacionais de hóquei em patins do campeonato africano da modalidade, que decorre no Cairo, por falta de apoio financeiro.
Em comunicado, a FMP recorda que para esta segunda edição do campeonato, que decorre de 21 a 26 de Agosto na capital egípcia, inscreveu duas selecções nacionais, nos escalões sénior e sub-19, e previa a participação de uma delegação composta por 26 elementos, incluindo os atletas.
“A desistência deveu-se ao facto de até ao dia 21 de Agosto (segunda-feira) não ter conseguido angariar os apoios dos parceiros e do Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), o valor necessário para fazer face às despesas de deslocação, estadia e aquisição de material de hóquei”, lê-se no comunicado.
Na primeira edição deste campeonato, realizada em Luanda, em 2019, a seleção moçambicana terminou em segundo lugar, entre três equipas participantes (a África do Sul deveria participar, mas desistiu por questões financeiras).
Segundo a Lusa, a FMP recorda que a participação de Moçambique nestes eventos sempre foi patrocinada pelos parceiros da instituição e pelo Estado, através do FPD.