A Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA) e a empresa Centroóptico realizaram, nesta Sexta-feira, 02, em Luanda, o 1° Fórum de Futsal de Angola, sob o lema “Empresas e a Responsabilidade Social”.
Segundo o selecionador nacional de Angola de Futsal, Marcos Antunes, o objectivo do evento foi trazer novas abordagens que permitam perceber a importância da visão. “Se eu não ver bem as coisas, não vou decidir bem as coisas e neste alto rendimento é importante tu teres esses cuidados todos salvaguardados”, defendeu.
O evento apresentou-se ainda como um momento de reconhecimento, união, desenvolvimento e afirmação da modalidade.
“Estou muito satisfeito, está aí a família do Futsal. Conseguimos juntar a malta toda num espaço icónico e tem sido muito agradável a troca de impressões porque eu acho que são nestes fóruns que temos que conversar, falar de coisas boas, más e sobretudo falar daquilo que vamos fazer para melhorar o futuro, tudo porque o Futsal em Angola está num patamar muito alto”, considerou o técnico que qualificou pela primeira vez Angola para um campeonato do mundo da modalidade.
Sobre a mudança do paradigma e o quadro actual da Federação Angolana de Futsal, Marcos Antunes referiu que têm que se actualizar e procurar outros exemplos como Portugal, mesmo estando a quilómetros de distância. “É este o espírito. Nós vamos trabalhar todos para conseguir lá chegar e conseguirmos ser melhores a todo o momento, mas com todos os intervenientes: jornalistas, árbitros, dirigentes, atletas, treinadores, ou seja, tudo o que envolve o desporto”, garantiu.
O Futsal em Angola está a viver um dos seus melhores momentos de maior visibilidade social e com os melhores resultados desportivos de sempre. De acordo com o presidente da Federação Angolana da modalidade, Manuel Patrício Silvestre, o encontro tem ainda como interesse mostrar aos parceiros a marca Futsal.
“Podemos dizer que o Futsal é uma modalidade, e aqui digo ‘rei’, que tem estado a dar uma grande visibilidade a nível nacional e nada melhor que estarmos aqui todos juntos, pessoal do Futsal e para o Futsal para ver e discutir aquilo que são os pontos que nos devem unir e agregar valores. Por isso é que tomamos está iniciativa. E temos estado a tomar alguns subsídios positivos para que possamos, de facto, olhar para o futuro e continuarmos a emprestar o nosso saber”, explicou.
Por sua vez, José Geraldes, director Técnico do Centroóptico, sublinhou que são parceiros da modalidade há dois anos e que têm apoiado todas as actividade da mesma. “Nós ajudamos a nível da optometria e dos apoios que estamos a dar desde todas as actividades”, pontualizou.
O evento contou com exemplos de estratégias de desenvolvimento do Futsal e abordou temas como “as empresas e o seu envolvimento”, “a responsabilidade social através da modalidade”, bem como “a importância da qualificação de quadros neste processo”.
Participaram no 1º Fórum de Futsal de Angola, associações provinciais, clubes, atletas, treinadores, directores e amantes da modalidade.
*Napiri Lufánia