Um acordo de financiamento de 7,4 milhões de dólares foi celebrado entre o Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) com vista a viabilizar o fomento da agricultura familiar, de acordo com os termos da referida parceria apresentados pelos responsáveis dos dois organismos.
Com o desembolso, os órgãos pretendem reforçar a estratégia governamental de massificação da actividade que substitua a importação de bens de produção agrícola, através da capacitação dos produtores e canalização de materiais do campo.
“Esperamos que, com a assinatura desse protocolo, a gente possa atingir aquilo que são os nossos objectivos, o de financiar a nossa agricultura familiar. Devemos fazer isso com os nossos parceiros; é o caso do INAPEM, na identificação de potenciais beneficiários para que possam aderir aos nossos financiamentos”, desejou o presidente do conselho de administração do FADA, Carlos Fernandes.
Numa primeira fase, serão desembolsados 7,4 milhões de dólares, mais de 4 mil milhões de kwanzas, a moeda local, que deve ser aplicado no cultivo, capacitação e compra de meios para efectivação do negócio agrícola. Com a materialização da iniciativa, a verba pode vir a subir, conforme garantiu a administração do Fundo.
Aliás, o gestor do FADA, Carlos Fernandes, garantiu que, no que toca ao aumento dos valores, dependerá muito do engajamento das partes, precisamente dos técnicos. “Podemos chegar até os 4 mil milhões de kwanzas durante o período de vigência desse protocolo, que é de dois anos. Temos recursos suficientes para cobrirmos até esse montante”, garantiu.
Por sua vez, o PCA do INAPEM, Arlito Agostinho, explica que o memorando prevê igualmente a assistência técnica. “Estamos a estabelecer essa articulação com o FADA, para o desenvolvimento da nossa economia. Nós gostamos de ser proactivos, ir ao encontro. E o Ministério da Economia e Planeamento tem já uma base de produtores familiares, e será fácil a identificação daqueles que poderão efectivamente beneficiar deste apoio”, garantiu o gestor, ao explicar as modalidades de selecção dos candidatos ao financiamento.