A FACUL-Centro Académico Digital, em parceria com a FG Academy e o Market Vision – Consultoria e Negócios, realizarão no dia 28 de Novembro, em Luanda, o 2.º Congresso Angolano de Direito dos Valores Mobiliários (CADVM), sob o lema “A Intermediação Financeira no Contexto da Nova Arquitetura Funcional do Mercado de Capitais.
Segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o evento tem como objectivo promover uma plataforma de discussão e reflexão sobre questões actuais e complexas relacionadas ao mercado de capitais, com foco na intermediação financeira dentro de uma nova estrutura funcional, bem como fortalecer as práticas de intermediação financeira em Angola.
Por outro lado, visa incentivar o desenvolvimento profissional dos agentes envolvidos e promover uma compreensão mais aprofundada dos desafios e melhores práticas para a regulação e operação no mercado de capitais.
“Em última instância, o CADVM aspira a contribuir para a consolidação e crescimento sustentável do mercado de capitais angolano”, refere a nota.
A 2.ª edição do evento, contará com a participação de juristas, académicos e gestores nacionais e internacionais, além de importantes stakeholders do sector, incluindo a Aurea SDVM, Lwei Brokers SCVM, S.A., Eaglestone SDVM, Média Rumo, KSN e Associados.
De acordo com o documento, durante o 2.º Congresso Angolano de Direito dos Valores Mobiliários, serão abordados diversos temas em painéis específicos, tais como a “Actividade de Intermediação Financeira no Mercado de Capitais”; “Contratos de Intermediação Financeira”, incluindo assistência técnica e financeira; “Colocação e Tomada Firme”, com enfoque nos principais aspectos críticos; “Gestão de Organismos de Investimento Colectivo Enquanto Actividade de Intermediação Financeira”; “Conflitos de Interesses na Intermediação Financeira”, bem como “Responsabilidade Civil pela Prestação de Informação por Intermediários Financeiros”.
O CADVM é um evento de periodicidade anual, realizado em Angola, que se destina a um público variado, incluindo presidentes e directores-executivos, administradores, assessores, directores e técnicos de instituições financeiras bancárias e não bancárias, juristas, advogados e estagiários, magistrados judiciais e do Ministério Público, economistas, contabilistas, gestores, estudantes e demais interessados.
*Napiri Lufánia