A Facilcred, instituição de micro crédito que conta com o apoio do Banco de Negócios Internacional (BNI), revela ter atribuído já, de Junho de 2020 até ao momento, mais de 438 milhões de kwanzas para apoiar o desenvolvimento de 439 micro-projectos nacionais.
Numa nota de imprensa enviada à FORBES, a instituição precisa que, do total dos projectos, cerca de 367 são da província do Huambo, 70 no Namibe e dois em Luanda, todos enquadrados na linha da operacionalização de crédito gerido pelo Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA).
Quanto à categoria de financiamentos, o destaque recai para 367 projectos no sector da agricultura, 66 no processamento e comércio do pescado, dois no agronegócio, um na recolha de resíduos sólidos e igual número no sector da logística e distribuição.
O Conselho de Administração do BNI diz no documento que o banco tem vindo a reforçar o apoio e o acompanhamento às pequenas e médias empresas nacionais, através dos seus novos centros de negócio espalhados por todo o país.
“Estes Centros de Negócios actuam com equipas proactivas, que trabalham com uma oferta de soluções específicas para este segmento de clientes, garantindo às empresas o apoio necessário e o acesso a um conjunto de soluções financeiras adaptadas aos mais variados tipos de negócio, permitindo que estas possam crescer e ter maior robustez a nível nacional”, lê-se na nota.
Durante os meses de Fevereiro e Março deste ano, uma equipa da Facilcred, acompanhada por membros do FACRA e do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado (GAPDEI), visitou os projectos financiados nas províncias do Namibe e do Huambo, para conhecer melhor os projectos, os beneficiários, as condições de cada actividade financiada.